10 dicas para gerenciar colegas de trabalho no Facebook

Autor: 
Nicholas Gerbis

Mark Zuckerberg, criador do Facebook, dá palestra sobre a ferramenta de rede social. São 500 milhões de usuários ativos.
Facebook / Divulgação
Mark Zuckerberg, criador do Facebook, dá palestra sobre a ferramenta de rede social. São 500 milhões de usuários ativos com média de 130 amigos cada

Fazer amigos ou não fazer amigos: eis a questão. E é uma questão difícil também - mas não tão difícil quanto gerenciar as interações entre as suas várias redes sociais no Facebook. Adicione colegas de trabalho à mistura e você realmente se defronta com um grande desafio (a menos que você se sinta bem com sua equipe sabendo que seu "dia de doente"  foi mesmo um "dia de ressaca" braba).

Talvez você já tenha feito amigos no trabalho, e adicioná-los ao Facebook parece perfeitamente natural para você, ou talvez você seja um gerente que vê o Facebook como uma via de acesso para equipes mais fortes e uma maneira de acessibilidade. Talvez o simples pensamento de misturar os círculos de trabalho e sociais deixe-o arrepiado. Qualquer que seja sua atitude, dados os mais de 500 milhões de usuários ativos do Facebook, coda qual com uma média de 130 amigos, há chances de você topar com algum colega de trabalho por lá com o tempo [fonte: Facebook].

Claramente, você precisa de um plano, mas primeiro considere que a filosofia contínua do Facebook está focada na maximização do compartilhamento e na implementação de configurações de privacidade apenas quando o clamor público demanda
[fonte: Singel].
Nada do Facebook é realmente privado, incluindo sua informação pessoal. Em maio de 2010, notícias revelaram que o Facebook estava fornecendo dados dos usuários a anunciantes - dados que eles poderiam usar para localizar os nomes dos consumidores e outros detalhes pessoais [fonte: Steel and Vascellaro].

Quer você adote a filosofia do Facebook de transparência pública, quer você resista a ela, você não pode se dar ao luxo de ignorá-lo. Em relação aos colegas de trabalho, considere seguir esta simples regra: não pense sobre como lidar com eles em termos de Facebook; em vez disso, pense em como interagir com eles apropriadamente - e então aplique essa filosofia ao Facebook.

Vamos explorar como fazer isso funcionar via 10 simples diretivas.