Como funciona o Google Glass

Os óculos do Google ou "Google Glass" é um computador que responde a comandos por toque e voz. Brooks Kraft/Corbis

De acordo com os adeptos da Teoria das Cordas, nosso universo possui pelo menos 10 dimensões. Mas nós, seres humanos, só conseguimos perceber diretamente 3 dimensões espaciais. Também experimentamos a passagem do tempo, uma quarta dimensão. Além disso, nós só podemos saber que outras dimensões são possíveis por meio da matemática teórica. Nosso universo pode guardar segredos que nunca seremos capazes de observar diretamente.

Mesmo se você desconsiderar a teoria das cordas e a ideia de dimensões além de nossa percepção, nosso mundo contém um riqueza de informação que a maioria de nós não está ciente em nosso cotidiano. Ao visitar uma cidade pela primeira vez, por exemplo, podemos ter de confiar apenas em nossos próprios sentidos para reunir informações. Um smartphone ou computador podem ajudar, oferecendo mais dados sobre a geografia da cidade, sua história, economia, culinária e demais aspectos culturais.

Aplicativos de realidade aumentada sobrepõem a informação digital em cima do mundo físico que existe ao nosso redor. Com um desses apps em seu smartphone, você é capaz de posicionar a câmera do telefone até capturar a imagem de uma rua da cidade, para logo depois receber informações sobre o ambiente na tela de seu aparelho.

Ao mesmo tempo em que estes aplicativos de realidade aumentada podem ser informativos e divertidos, a maneira como os utilizamos ainda é um pouco incômoda. Temos de segurar o smartphone e olhar para a tela – é como estar em uma equipe de exploração de Star Trek e ficar com os olhos grudados no tricorder, ao invés de se deleitar com a vista.

O Google é uma das várias empresas desenvolvendo uma solução para esse problema, que veio na forma de um acessório. Se parece com um par de óculos em que um dos lados da armação é mais grosso que o outro. Ele se chama Google Glass, e pode abrir seus olhos para um novo mundo digital – ou te fazer ficar parecido com um exterminador do futuro nerd que é sempre o último a ser escolhido para o time de futebol dos robôs.