Como limpar um aparelho de DVD

Autor: 
Gallagher Flinn

Cuidar de um aparelho de DVD não é nada parecido com cuidar de um cacto. Proporcione um pouco de umidade uma vez por semana, espalhando-a com um pano úmido (e não molhado!) e tudo ficará bem. No entanto, o excesso de limpeza pode não ser bom para o aparelho de DVD. Quando o seu aparelho deixar de funcionar, talvez só o que ele precise seja de um pouco de limpeza. Os DVD players não são aparelhos eletrônicos complicados e por isso é fácil diagnosticar seu mau funcionamento. Se ele não caiu e não está com alguma peça quebrada, só o que precisa é de uma boa limpeza.

DVD players são aparelhos eletrônicos simples
© iStockphoto.com /Webeye
DVD players são aparelhos eletrônicos simples

Há basicamente três partes de seu DVD que precisam ser mantidas limpas: o invólucro, as aberturas e a lente. Enquanto o invólucro é vulnerável apenas a derramamento de líquidos e mãos pegajosas de crianças, as aberturas e a lente são extremamente sensíveis à poeira. Os aparelhos eletrônicos funcionam como verdadeiros imãs de poeira e as partículas que entram pelas aberturas podem chegar até as lentes que lêem o disco, acabando com a qualidade da imagem. A poeira é o principal inimigo.

Leia também:

- Como limpar jogos e consoles de videogames

- Como limpar uma tela de LCD

- Como limpar um computador

Se o seu DVD está com a imagem ruim, é preciso tirar a poeira dele. Antes de começar a limpeza, nós temos que lhe dar uma ou duas dicas de precaução. Os aparelhos de DVD normalmente são fáceis de lidar, mas comece a limpá-los e você verá que eles são mais complicados do que parecem. Isso porque em geral os manuais de instruções de DVDs são praticamente unânimes ao proibir o uso de discos de limpeza e algodão ou cotonete com álcool, bem como  perder tempo com o hardware.

Você deve dar ouvidos a isso? Bem, a decisão é sua. Acidentes são inevitáveis, e se o processo de limpeza acabar arranhando as lentes ou quebrar acidentalmente alguma parte frágil e insubstituível – não adianta chorar. Por outro lado, se o seu amado leitor de DVD não estiver funcionando, o que mais você pode fazer? Assistir aos vídeos em aparelhos de videocassete como nos tempos da caverna? Não, obrigado.

Assim, embora existam fatores de risco para a limpeza do seu aparelho de DVD, há também maneiras seguras de manter a poeira longe dele e, consequentemente, o seu bom funcionamento.