Como funciona a convergência IP

Autor: 
Jonathan Strickland

Introdução

Na convergência IP, serviços como vídeo, telefonia e conectividade Internet dependem de um único sistema utilizando protocolo IP
© leluconcepts / iStockphoto
Na convergência IP, serviços como vídeo, telefonia e conectividade Internet dependem de um único sistema utilizando protocolo IP

Dados viajam pela Internet graças a vários conjuntos de regras chamados protocolos. Coletivamente, esses protocolos formam o Protocolo Internet, ou IP. O conjunto padronizado de redas é o que possibilita aos computadores comunicarem-se através de redes. É o torna a Internet possível. 

Você pode ter encontrado por aí um termo chamado convergência IP. O que isso significa? Se IP é um conjunto que define como os dados viajam pela Internet, o que é convergência?

Convergência IP se refere à capacidade da Internet de agir como uma base única para várias funções que, tradicionalmente, têm suas próprias plataformas. O sistema de telefonia é um bom exemplo. A Rede Pública de Telefonia Comutada (RPTC ou PSTN) suporta o tradicional sistema de telefonia. Essa é uma rede de fios de cobre, placas de circuitos e switches que transmitem dados de voz analógica de um telefone para outro. Muito dessa rede já foi convertida para um sistema digital.

Mas com a invenção do protocolo de voz sobre a Internet (VoIP), se tornou possível fazer chamadas telefônicas usando a Internet em si como rede de telefonia. Tudo o que se exigia era um adaptador para o telefone tradiconal, um monofone ou telefone especial VoIP e um computador com um programa de interface VoIP instalado. Daí ficou viável consolidar duas redes (voz e dados) em uma plataforma única. Isso é convergência.

E a convergência IP não está limitada a voz e dados. Serviços de vídeo podem ser atrelados à convergência IP também. Um exemplo disso é o protocolo de televisão via Internet (IPTV). Outro é a transmissão de vídeo capturado por câmeras de segurança através da Internet. Outros protocolos também são parte da convergência IP.

Na próxima página, vamos dar uma olhada nas razões pelas quais uma empresa pode querer procurar soluções de convergência IP.