Como funciona a Cornucópia

Autor: 
Sara Novak

Será que a cozinha dos Jetsons pode virar realidade?
Reprodução
Será que a cozinha dos "Jetsons", em que basta apertar um botão para o prato sair prontinho, pode virar realidade?

O termo "gastronomia digital" evoca imagens de cozinhas da era espacial como as vistas nos "Jetsons" ou em uma exposição da Epcot, mas você pode se surpreender ao saber que elas não mais pertencem ao campo dos contos de fadas futuristas. Na verdade, graças a uns poucos e talentosos doutorandos do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), elas estão bem perto de se tornar realidade. Imagine criar receitas complicadas a um toque de botão ou testar cada proporção de farinha e fermento para produzir o mais delicioso filão de pão.

Gastronomia Digital da Cornucópia é o fruto da imaginação de dois designers inspirados, Marcelo Coelho e Amit Zoran, que mostraram o conceito claramente em três máquinas independentes: Digital Fabricator, Robotic Chef e Virtuoso Mixer. Esses dispositivos convertem ingredientes em refeições sem qualquer mão-de--obra. Atualmente, Coelho e Zoran estão testando protótipos das máquinas, e pode não demorar muito para que elas estejam disponíveis para o público.

O Digital Fabricator é uma impressora de comida tridimensional que converte os ingredientes escolhidos em um delicioso produto final. O Robotic Chef aplica um grupo de técnicas de culinárias aos componentes alimentícios que o usuário seleciona. E o Virtuoso Mixer torna possível a experimentação rápida ao permitir que o usuário misture variadas quantidades de ingredientes para descobrir sua combinação preferida.

Leia também:
  • Ciência na cozinha
  • Colher inteligente
  • Como funciona o fast food
  • Como funciona a conservação de alimentos?
  • Com a ajuda dessas ferramentas, os chefs do futuro poderiam ser tão precisos e eficientes que eles nunca precisariam comer alguma coisa preparada rapidamente entre os seus afazeres . Os produtos high-tech corretos poderiam consolidar cozinhas com a escolha de alguns poucos equipamentos, e a perda de alimentos seria uma coisa do passado. Em uma época em que a tecnologia digital dá novos saltos a cada dia, a tecnologia alimentar poderia dar passos largos importantes, como os que não se veem há séculos [fonte: Coelho].

    Continue lendo para ver se o Digital Fabricator pode eliminar a necessidade da compra de um novo refrigerador e para descobrir como o Virtuoso Mixer inventa combinações de alimentos nunca concebidas anteriormente.