Música/narração de fundo, split-edits e som

Autor: 
Marshall Brain and Roxanne Reid

Quando você faz a filmagem original com a câmera de vídeo, ela tem uma trilha sonora. Existem três razões para que você queira complementar ou substituir a sua trilha sonora:

  1. em muitos dos programas de televisão e em filmes existe alguma música de fundo. A música pode emprestar uma atmosfera e criar uma certa emoção. No caso de uma produção amadora, como a que estamos abordando aqui, a música pode adicionar uma boa dose de profissionalismo ao trabalho acabado;
  2. uma trilha sonora adicional é freqüentemente usada para lidar com a narração. A maioria dos documentários e filmes sobre a natureza usam essa técnica;
  3. em muitos casos, o som que você gravou não pode ser utilizado ou não é apropriado para o filme que está criando. Por exemplo, se um leão ruge no zoológico e você captura a imagem, talvez não consiga capturar o som porque a distância é muito grande. Neste caso, você vai querer substituir o rugido original por um melhor.

Para lidar com música, você tem várias opções:

  • pode criar e gravar a sua própria música. Eu por exemplo, gravei este sample usando um pequeno teclado de US$ 45 e conectando o fone de ouvido ao meu computador. Eu usei o Recorder Sound que vem no Windows para gravar a 48K samples por segundo. Obviamente, você pode fazer uma música mais sofisticada do que esta, mas isso serve para mostrar como é fácil;
  • você pode comprar CDs cheios de samples e efeitos sonoros livres de royalties.

Pode importar muitos tipos diferentes de arquivos de som (incluindo WAV, AIF, etc...) para o projeto do Premiere e então colocar no timeline da Trilha Sonora 2. Quando você reproduzir o filme, o Premiere automaticamente mixará a trilha sonora do seu filme e a tocará.

Para lidar com a narração, provavelmente a coisa mais fácil de fazer é simplesmente ler a narração para a câmera e então capturar o vídeo como faria normalmente. Você pode separar a trilha sonora da narração da trilha da imagem e usar somente a trilha sonora. Adicione a trilha sonora ao timeline, clique com o botão direito do mouse e selecione "Split Vídeo e Audio". Clique na porção do vídeo e o apague. Agora você tem a trilha sonora da narração que pode colocar no timeline no ponto apropriado.

Em se tratando de narração, fazer o timing do vídeo com o áudio se torna importante. Uma vez que tenha a trilha sonora da narração no timeline, poderá dividi-la com a ferramenta razor blade para adicionar intervalos ou apagar partes para ajudá-lo com o timing.

Em um projeto mais complexo, não é incomum trabalhar com uma meia dúzia de trilhas sonoras. O Premiere pode gerenciar um número ilimitado de trilhas de áudio (ou vídeo). Para adicionar uma nova trilha sonora, tudo o que você precisa fazer é clicar com o botão direito do mouse no timeline e selecionar a opção Track. Selecione adicionar uma nova trilha.

Split-edits
Qualquer programa de TV ou filme que você assiste hoje em dia contém B-roll. Na linguagem técnica, A-roll é a filmagem original onde existe uma pessoa na tela falando. O B-roll é todo o resto. Se você for filmar um jogo escolar, a filmagem original será quase que totalmente A-roll. Por outro lado, um documentário sobre a natureza pode ser criado apenas com o B-roll e então a narração é adicionada. Se você está criando um filme que explica algo, é muito comum usar o B-roll para fornecer closes do que está explicando. Você vê esta técnica o tempo todo em qualquer vídeo que o HowStuffWorks cria.

O processo de cortar um pedaço do B-roll e adicioná-lo a um pedaço do A-roll é geralmente conhecido como split-edit. Por exemplo, anteriormente, neste mesmo artigo, nós falamos sobre uma cena que alguém está falando para a câmera sobre um assunto que contenha emoção. No meio da cena, o diretor corta para uma imagem das mãos da pessoa segurando um lenço. Durante a cena, você vê a pessoa conversando, então vê o lenço e depois retorna para o rosto da pessoa e a trilha sonora é constante pelo B-roll.

Para adicionar um B-roll e criar um split-edit no Premiere, você simplesmente adiciona a filmagem ao timeline usando a trilha de vídeo 2. O protocolo do Premiere é para usar qualquer vídeo que tiver o número de trilha maior quando for rodar o filme. Por exemplo, vamos dizer que você arranjou desta maneira:


O timeline com um split-edit

Você tem a tomada de ursos polares deitados. Para contrastar, quer cortar para uma tomada de dois ursos grizzly brigando. Você simplesmente coloca os ursos grizzly na trilha de vídeo 2. Quando Premiere reproduzir o filme, você verá os ursos polares, então os ursos grizzly e depois retornará aos ursos polares.

Caso queira descartar completamente a trilha sonora do B-roll, clique com o botão direito do mouse e selecione "Split Vídeo e Áudio". Então clique na porção de áudio e apague. Ou talvez queira eliminar o som da filmagem original. Nós veremos como fazer isso facilmente no próximo capítulo.

Ajustando o som
Se a parte visual do filme está perfeita, mas o som não, ele parecerá amador. Felizmente, o Premiere oferece ferramentas sofisticadas para editar o som corretamente. Nós já discutimos como adicionar uma nova trilha sonora ao timeline. Agora você precisa entender como ajustar cada trilha sonora para que tudo tenha um som perfeito.

Em cada trilha sonora, existe um ícone de seta. Clicando nele, a visão irá expandir e criar uma área de ajuste para a trilha sonora disponível, como você pode ver aqui:


Modificando o nível de uma trilha sonora

Nesta área de ajuste, você pode adicionar novos pontos de controle simplesmente clicando em qualquer lugar ao longo da linha vermelha. Então, mova esses pontos arrastando-os com o mouse. Os pontos controlam o nível do som. Por exemplo, na seguinte ilustração, o nível do som na trilha de vídeo 1 foi levada para zero para que o som de um split-end seja usada em seu lugar.


Modificando o nível de uma trilha sonora

O que você normalmente faz é ouvir a trilha sonora e "igualar" ou "suavizar" o som para que ele seja uniforme em todo o filme.

É importante mencionar que ter um bom microfone pode ajudar na qualidade do som, especialmente quando você está filmando alguém conversando. Um bom microfone de lapela - aquele que você prende na camisa do ator - pode fazer uma enorme diferença. Os microfones de lapela estão disponíveis nas versões com ou sem fio. Você irá notar nitidamente as vantagens dos microfones de lapela quando estiver filmando em um ambiente fechado. Este microfone elimina completamente os sons de eco e outros mais que você freqüentemente capta quando está filmando alguém, em um ambiente fechado com uma câmera de vídeo com microfone embutido. Acesse a página Shure's Wireless Microphone Systems (em inglês) para mais informações.

Para mais informações sobre a edição de vídeo e tópicos relacionados, confira os links da próxima página.