Emojis substituem palavras nas mensagens

Velozes e significativos

Uma nova obsessão tomou conta das mensagens de celular e nas redes sociais. Elas ganharam vida com pequenas imagens digitais que se multiplicam por toda parte incrementando ou mesmo substituindo os textos tornando essa forma de comunicação ainda mais rápida.

Os responsáveis por essa pequena revolução são os emojis, uma geração renovada de emoticons que, embora tenham sido criados nos anos 90 no Japão, só agora se tornaram populares em boa parte do planeta, ainda que possam variar um pouco de acordo com o sistema operacional onde sejam utilizados nos smarphones, nas mídias sociais ou aplicativos.


Imagem: Emojipedia

Dicionário ajuda a compreender nova "língua"

Quem não consegue acompanhar a velocidade do desenvolvimento dessa nova linguagem de símbolos ou suas múltiplas faces pode conseguir auxílino na rede mundial de computadores. Jeremy Burge fundou o site Emojipedia onde são listadas as imagens de acordo com o sistema operacional e o significado que elas possuem. "Emoji são uma ótima maneira de adicionar personalidade para uma conversa baseada em texto", disse o responsável por catalogar os símbolos em entrevista ao site Mashable.

Os emojis são divididos em cinco categorias: pessoas, natureza, objetos, lugares e símbolos. Eles podem ser utilizados em aparelhos da Apple, smarphones que têm o sistema operacional Android ou IOS, no Whatsapp, nos Hangouts do Google e em redes sociais como o Twitter.

Estudo mostra reação similar ao de ver um rosto humano

A reação de alguém que recebe um emoticon é similar a de quem observa uma face humana. Essa foi a conclusão de uma pesquisa realizada em fevereiro pela escola de psicologia da Universidade de Flinders, na Austrália, pelo professor doutor Owen Churches. Segundo ele, o cérebro do ser humano que ao longo dos anos se acostumou a usar as imagens nos dispositivos móveis foi ensinado a interpretar os símbolos como rostos.

"O cérebro humano aprendeu a reconhecer o emoticon dessa forma porque fez essa interpretação frequentemente. Isso se transformou em uma resposta neurológica culturalmente criada", disse Churches. O pesquisador acredita que o mesmo deve acontecer com os emojis em um futuro próximo. "Eu esperaria que a resposta das partes sensíveis do córtex para os emojis seriam muito semelhantes às de rostos reais. De uma perspectiva da visão, emojis são semelhantes aos rostos, mais do que os emoticons. Isso os torna mais pessoais que apenas uma imagem de desenho animado em uma tela brilhante."

Uso de emoticons aumenta a comunicação

Esse não foi o primeiro estudo realizado sobre os emoticons. Em 1996, pesquisadores da Universidade do Estado do Novo México, nos Estados Unidos, comprovaram que a utilização desses símbolos ajuda a aumentar a comunicação.

Essa comprovação científica foi feita através de um experimento que reuniu dois grupos de 12 pessoas. Elas tiveram que realizar uma tarefa juntas. Utilizando computadores, um grupo tinha a possibilidade de usar emoticons, outro não. Do grupo que teve o direito de usar os símbolos, 10 integrantes o fizeram e gostaram mais do processo de trabalho que as pessoas que não tiveram a permissão de usar os emoticons.

Outros estudos mostraram que os emoticons amplificaram as mensagens que se tenta passar. Ou seja, a colocação de uma figura triste faz com que quem recebe o texto tenha a percepção de que a mensagem escrita pareça mais triste. O mesmo vale para emoticons com imagens felizes.

Amor lidera lista de poplularidade de emojis

O site de medição de popularidade FiveThirtyEight criou um código para descobrir quais são os emojis mais populares utilizados no Twitter a partir de junho de 2014. Os corações foram os campeões de envio. Eles foram incluídos em 342 milhões de tweets, seguidos pelo emoji alegria, um rosto rindo com lágrima saindo dos olhos, a face "unamused" (sem diversão), o rosto "olhos do coração" e o rosto "descontraído".

Algumas celebridades já aderiram à nova moda. O jogador da NBA (liga profissional de basquete dos Estados Unidos) Mike Scott, do Atlanta Hawks, cobriu seu braço com imagens de emojis. A cantora Beyoncé lançou produtos com temas de emoji. Também cantora, Katy Perry produziu um vídeo da música Roar usando símbolos de emoji como letras.