Quanto você precisa?

Autor: 
Dave Coustan,Jeff Tyson

Dizem que dinheiro nunca é demais, e o mesmo serve para a memória RAM, em especial se você faz trabalhos gráficos ou joga no computador. Depois da própria CPU, a memória RAM é o elemento mais importante para o desempenho do computador. Se você não tem RAM suficiente, adicionar um pouco de memória pode fazer mais diferença que comprar uma nova CPU.

Se o seu sistema responde devagar ou se ele acessa o disco rígido constantemente, então você precisa adicionar mais memória RAM. Se você tem o Windows XP, a Microsoft recomenda 256 MB como o requisito mínimo de memória. Com 128 MB, você pode ter problemas freqüentes com os aplicativos. Para melhorar o desempenho com os aplicativos padrão, 512 MB são recomendáveis.  No caso do Vista, a recomendação mínima é 1 GB, e ainda assim, se todas as funcionalidades do sistema operacional da Microsoft estiverem ativadas, como o desktop 3D, o computador vai ficar lento, e seria aconselhávl acrescentar mais 512 MB ou outro giga de memória.

O Linux funciona muito bem em um sistema com apenas 64 MB de memória RAM. Entretanto, se você planeja adicionar um X-Windows ou fazer um trabalho mais sério, provavelmente vai querer 256 MB. Os sistemas Mac OS X devem ter, no mínimo, 128 MB ou 512 MB para um desempenho otimizado.

A quantidade de memória RAM listada para cada sistema acima é estimada para uso normal: acesso à internet, redação de textos, aplicativos comerciais/domésticos padrão e entretenimento leve. Se você faz desenho assistido por computador (CAD), animação/modelagem 3-D ou processamento de dados pesados, ou se você é um jogador sério, então vai precisar de mais memória RAM. Você também pode precisar de mais memória RAM se o seu computador agir como um servidor de algum tipo: (páginas da Web, banco de dados, aplicativos, FTP ou rede).

Uma outra questão é quanto de memória VRAM você quer em sua placa de vídeo. Quase todas as placas atuais têm, no mínimo, 256 MB de memória RAM. Em geral, esta quantidade de memória RAM é suficiente para operar em um ambiente comercial normal. Provavelmente você deve investir em uma placa gráfica de 512 MB ou superior se planeja fazer qualquer uma das seguintes coisas:

  • jogar jogos realísticos
  • capturar e editar vídeos
  • criar gráficos 3-D
  • trabalhar com alta resolução em ambiente com muitas cores
  • desenhar ilustrações com muitas cores

Ao comprar as placas de vídeo, lembre-se de que seu monitor e computador devem ser capazes de suportar a placa que você escolher.