Monitores CRT

Autor: 
Carmen Carmack and Jeff Tyson

Um monitor CRT contém milhões de pequenos pontos de fósforo vermelhos, verdes e azuis que brilham quando são atingidos por um feixe de elétrons que viaja através da tela para criar uma imagem visível. A ilustração a seguir mostra como isso funciona dentro do CRT.



Os termos ânodo e catodo são utilizados em eletrônica como sinônimos para terminais positivos e negativos. Você pode se referir ao terminal positivo de uma bateria como ânodo e ao terminal negativo como cátodo.

A história dos monitores 101
Os monitores avançaram muito desde que os primeiros monitores de verde piscante surgiram em sistemas de computador baseados em texto, na década de 70. Vamos ver os avanços que a IBM realizou em uma década.
  • Em 1981, a IBM introduziu o CGA (Color Graphics Adapter), que era capaz de exibir 4 cores e tinha uma resolução máxima de 320 pixels horizontais por 200 pixels verticais.
  • A IBM lançou o monitor EGA (Enhanced Graphics Adapter) em 1984. O EGA exibia até 16 tipos de cores diferentes e sua resolução aumentada era de 640x350 pixels. A aparência da imagem ficou melhor e era mais fácil ler os textos.
  • Em 1987, a IBM criou o sistema VGA (Video Graphics Array). O padrão VGA tem uma resolução de 640x480 pixels e é utilizado até hoje.
  • Em 1990, a IBM apresentou o XGA (Extended Graphics Array), que exibia resolução de 800x600 pixels em true color (16,8 milhões de cores) e resolução de 1.024x768 com 65.536 cores.

Num tubo de raios catódicos, o "catodo" é um filamento aquecido. Este filamento está no vácuo criado dentro de um "tubo" de vidro. O "raio" é uma corrente de elétrons gerada por um canhão de elétrons. Esse raio de elétrons é despejado sobre um catodo aquecido no vácuo. Os elétrons têm carga negativa. O ânodo é positivo, por isso atrai os elétrons despejados no cátodo. A tela é revestida por fósforo, um material orgânico que brilha quando é atingido por um feixe de elétrons.

Existem 3 maneiras de filtrar o feixe de elétrons para obter uma imagem correta na tela do monitor: máscara de sombra, grade de abertura e máscara de fenda. Estas tecnologias também causam impacto na definição da exibição do monitor. Vamos ver de perto cada uma delas.