Como funciona a desfragmentação de disco?

Desfragmentador de Disco é o nome do utilitário do Microsoft Windows criado para resolver um problema que ocorre devido à maneira como os HDs armazenam dados.

Se você já leu o artigo Como funcionam os discos rígidos, então sabe as três coisas principais sobre HDs:

  1. Os discos rígidos armazenam dados em partes chamadas setores. Se você pensar que a superfície do disco é dividida em anéis (como em uma árvore), e cada anel dividido em pedaços parecidos com fatias de bolo, um setor é uma destas fatias em um dos anéis. Cada setor comporta uma quantidade fixa de dados, como por exemplo 512 bytes.
  2. O HD tem um pequeno braço que se move de anel para anel na superfície do disco. Para chegar a um determinado setor, o HD move o braço para o anel correto e espera o disco girar e o setor chegar até a posição correta.
  3. Os HDs são lentos, em termos de informática. Comparada à velocidade do processador e da memória, o tempo que leva para o braço se mover e para um setor chegar à posição correta é uma eternidade.

Devido a essa lentidão, é preciso minimizar o movimento do braço e armazenar os dados em segmentos seqüenciais do disco.

 

Vamos então imaginar que você instalou um aplicativo em um HD vazio. Como o disco está vazio, o computador pode armazenar os arquivos do aplicativo em anéis seqüenciais dos setores seqüenciais. Esta é a maneira eficiente de colocar dados no disco rígido.

Conforme você usa o disco, no entanto, esta técnica eficiente se torna mais difícil de ser realizada, porque o disco enche. Você apaga arquivos para ganhar espaço. Os arquivos que você apaga estão esparramados pela superfície do disco. Quando você coloca um aplicativo novo ou um arquivo grande no disco, ele acaba sendo armazenado em centenas ou milhares destes espaços vazios espalhados pela superfície. Então, quando o computador tenta carregar as partes espalhadas, os braços do disco precisam se mover por toda a superfície do disco, o que leva muito tempo.

A idéia por trás do desfragmentador de disco é mover todos os arquivos para que cada um deles seja armazenado em anéis seqüenciais dos setores seqüenciais do disco. Além disso, um bom desfragmentador pode melhorar ainda mais as coisas, por exemplo, colocando todos os aplicativos "perto" do sistema operacional no disco para diminuir o movimento dos braços quando um aplicativo for carregado. Quando é bem feita em discos antigos, a desfragmentação pode aumentar bastante a velocidade de carregamento dos arquivos. Em um disco novo que nunca esteve cheio ou que teve poucos arquivos apagados, terá quase nenhum efeito porque tudo já está armazenado seqüencialmente.

Como você pode imaginar, o processo de pegar milhares de arquivos e movê-los em um disco relativamente lento não é uma tarefa rápida - costuma demorar horas.

Lançado com o Windows 98, o desfragmentador coloca os dados no HD na mesma seqüência em que o Windows usa estes dados. O desfragmentador do Windows 98 também sabe quais programas você usa com mais freqüência, e os coloca no disco de um jeito que o computador consiga acessar no menor tempo possível.

Para o desfragmentador funcionar apropriadamente, tenha certeza de não usar mais nenhum aplicativo. Geralmente, o SYSTRAY e o EXPLORER são as únicas coisas que precisam estar rodando para você usar este aplicativo. Você pode ver quais tarefas estão ativas ao pressionar Ctrl+Alt+Del. Desabilite a proteção de tela se estiver em uso também. O desfragmentador não vai conseguir funcionar se seu sistema acessar constantemente aplicativos que iniciam junto com o sistema, como um antivírus. O desfragmentador pode demorar bastante tempo para completar a tarefa, então inicialize o programa antes de sair à noite, ou antes de ir dormir.

Mais informações sobre como usar o desfragmentador: