Como as redes 4G vão mudar os negócios?

Autor: 
Jessica Toothman

A tecnologia futura para telefones celulares será mais rápida, segura e confiável que a de hoje
© Ed Hidden / iStockphoto
A tecnologia futura para celulares será mais rápida, segura e confiável que a de hoje

Os celulares de hoje geralmente são ótimos no que eles foram originalmente planejados para fazer - fazer chamadas telefônicas, enviar mensagens de texto, esse tipo de coisa. Mas com uma quantidade sempre crescente de atividades relacionadas com a Internet tomando conta dos telefones móveis modernos, as redes atuais não conseguem aguentar.  Elas têm um um "talento especial" para se tornar completamente atoladas sempre que muita gente tenta atualizar sua conta no Twitter, baixar música, assistir a vídeos, checar os boletins de trânsito ou fazer quaisquer outras atividades online que elas considerem importantes enquanto estão longe de seus computadores tradicionais. 

No exato momento em que a corrente predominante de usuários de celulares começou a ficar mais confortável com o termo 3G (a terceira geração da tecnologia que suporta smartphones), rumores sobre uma 4G mítica no horizonte já começaram a se espalhar. No sentido básico, 4G (quarta geração de comunicação sem fio) envolve colocar as comunicações móveis firme e completamente no reino da VoIP (voz sobre protocolo de internet). Embora a tecnologia 4G vá, eventualmente, ser implementada em uma variedade de gadgets móveis, como laptops e dispositivos para jogos, ela terá impacto mais notável nos telefones celulares, já que eles lidam com dados de voz de modo diferente.

Na essência, os telefones celulares usarão o mesmo sistema básico de VoIP que os programas softphone para computadores e muitas operadoras de longa distância usam agora. Elas vão transferir toda informação a ser enviada através de uma conexão sem fio à internet de modo a estar em conformidade com vários protocolos de Internet. Isso possibilitará maximizar completamente a troca de pacotes, que é um ótimo jeito de enviar informação rapidamente - e a um custo muito menor - de um destino a outro.

Quando as redes 4G se tornarem padrão, os usuários notarão a diferença. A tecnologia 4G tem alguns benefícios persuasivos que estão ajudando a acelerar o impulso da indústria nessa direção. Horários de pico ainda devem ser um pouco chatos (pelos padrões das pessoas mimadas pelo serviço de Internet super rápido), mas no todo, ela deve ser um progresso do serviço que a maioria dos usuários de telefone celular estão familiarizados hoje.

Se você está meio enferrujado sobre os "ins" e "outs" das tecnologias de telefonia celular e do VoIP, pode aprender o básico checando os artigo Como funcionam os telefones celulares, Como funciona a telefonia 3G e Como funciona o VoIP. Para mais sobre o futuro que está se aproximando e os benefícios que isso poderia levar aos negócios, continue  a ler na próxima página.