Como funciona a Tecnologia da Informação

Autor: 
Dave Roos

A tecnologia da informação (TI) descreve qualquer tecnologia que gera ou possibilita o armazenamento, o processamento e o fluxo de informações dentro de uma organização. Tudo que envolve computadores, softwares, redes, intranets, sites, servidores, bancos de dados e telecomunicações pertence à área de TI.

doctor
Fotógrafo: Showface | Agência: Dreamstime
Médicos e outros especialistas contam com profissionais de Tecnologia da Informação para manter seus sistemas de computação funcionando

A maioria dos negócios depende muito dos sistemas de informações, desde e-mails de funcionários até a gestão de bancos de dados e sites de comércio eletrônico. Os hospitais têm imensos bancos de dados de pacientes para manter. As universidades têm extensas redes para administrar. Mesmo um pequeno negócio precisa de algum tipo de sistema de controle de pedidos. A Information Technology Association of America (Associação de Tecnologia da Informação da América) relata que 92% dos profissionais de TI trabalham para empresas que não pertencem à área de TI [fonte: Career Voyages (em inglês)]

Quatro entre dez dos cargos com mais alta demanda nos Estados Unidos atualmente são cargos de TI. A TI está em todos os lugares. Por essa razão, a procura por profissionais de TI é alta. Entre 2004 a 2014, estima-se que haverá 1,3 milhões de ofertas de emprego no setor de TI. Isso representa um crescimento de 31% no mercado de trabalho de TI. E o salário inicial médio para formandos em Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Ciência da Informação é de US$ 50 mil por ano - nos Estados Unidos [fonte: Career Voyages (em inglês)].

Mas quem são esses profissionais de TI e o que eles fazem?

  • Alguns profissionais de TI trabalham nos bastidores para garantir que todos os sistemas de informação que consideramos simples e comuns funcionem perfeitamente. Eles são administradores de bancos de dados, de redes e de sistemas.
  • Outros ajudam a projetar esses sistemas de informações de acordo com as necessidades de uma organização. Eles são analistas de bancos de dados, de redes e de sistemas.
  • Outros ajudam a desenvolver hardwares e softwares para aumentar a capacidade desses sistemas e torná-los confiáveis e seguros. Eles são engenheiros de hardware e software.
  • Outros, por sua vez, garantem que essas informações sejam apresentadas ao usuário de forma clara, útil e dinâmica. Eles são os desenvolvedores e designers da web.

Neste artigo, abordaremos a ampla área de TI, analisando primeiro a formação acadêmica em TI: os programas de graduação, pós-graduação e certificação profissional que treinam os profissionais de TI. Depois, veremos em detalhes os cargos de TI mais populares, descrevendo o que o profissional faz e como faz. Também iremos conhecer as expectativas salariais e as perspectivas gerais para as carreiras na área de TI.

Na próxima seção vamos começar com os programas de graduação e especialização em TI.

Nota explicativa: "especialização" dentro da estrutura de ensino dos Estados Unidos significa uma área escolhida por um aluno universitário no terceiro ano do curso. Portanto: "major" equivale a uma especialização com diploma de bacharel, "undergraduate" equivale ao diploma de bacharel sem especialização e "graduate" equivale a qualquer curso de pós-bacharelado, ou seja, pós-graduação, mestrado, doutorado etc.