Como tirar boas fotos com o celular

Autor: 
Clint Pumphrey

Jovens entre 18 e 29 anos são os que mais utilizam as câmeras de celular
© Holger Mette / iStockphoto
Jovens entre 18 e 29 anos são os que mais utilizam as câmeras de celular

Qual foi a última vez que você viu um telefone celular que só faz chamadas? Hoje em dia, esses dispositivos podem enviar mensagens de texto, tocar música, navegar na Internet, mostrar o caminho até um endereço via GPS, fazer vídeos e tirar fotos. A função câmera se tornou especialmente popular nos últimos anos, à medida que a nova tecnologia melhorou a qualidade da imagem e permitiu aos usuários compartilhar fotos pela rede móvel. Em abril de 2009, 66% dos usuários de telefones celulares usaram seus aparelhos para tirar fotos; apenas um ano depois, em maio de 2010, esse número subiu para 76%. A porcentagem é ainda mais alta para os usuários entre 18 e 29 anos de idade, 93% dos quais tiram fotos com seus telefones móveis [fonte: Pew]. Apesar da popularidade aumentada, as câmeras dos telefones celulares são geralmente menos avançadas que as câmeras digitais dedicadas, por isso é importante comprar um dispositivo de qualidade e familiarizar-se com seus recursos.

As câmeras de telefones estão aí há mais de uma década, embora aos primeiros modelos faltasse a resolução e a capacidade de armazenamento dos dispositivos de hoje. Curiosamente, o empresário de software Philippe Kahn desenvolveu o primeiro protótipo em uma hospital em 1997, enquanto sua esposa estava em trabalho de parto. Armado de seu laptop, uma câmera digital e um telefone celular, Kahn conseguiu improvisar ao juntar os três dispositivos e enviar a foto de seu novo bebê para o e-mail de amigos e família. Dois anos depois, em 1999, os telefones com câmera chegaram ao mercado japonês, e em 2002, eles estrearam nos EUA. A popularidade desses dispositivos ficou evidente em 2010, quando o iPhone 3G se tornou a câmera mais popular no site de compartilhamento de fotos Flickr.

Leia também
  • Fundamentos da fotografia digital
  • Como funcionam as câmeras digitais
  • Como funcionam os telefones celulares
  • As câmeras de telefone utilizam a mesma tecnologia das câmeras digitais comuns, mas ainda não bateram suas equivalentes tradicionais em funcionalidade e em qualidade da imagem. Sensores menos sensíveis, lentes de menor qualidade e falta de opções personalizáveis significam que fotógrafos sérios ainda têm de carregar consigo uma segunda câmera para capturar fotografias mais profissionais. Ainda assim, as câmeras de telefones são uma maneira muito simples e conveniente de capturar momentos inesperados da vida cotidiana e compartilhá-los com os amigos. As seções a seguir oferecem dicas para escolher a melhor câmera de telefone e sugerem técnicas para tirar fotos melhores.